caixa de areia do seu gato

caixa de areia do seu gato

A caixa de areia é um item indispensável aos gatos e eles são muito higiênicos por natureza.

Por isso, o local que seu filho de 4 patas utiliza para fazer as necessidades deve estar sempre limpinho. Isso é fundamental para que ele usar corretamente a caixa.

Sendo assim, a caixa de areia deve ter alguns cuidados diários!

Confira quais são eles:

1) Limpeza diária

As fezes devem ser retiradas no mínimo, uma vez por dia. Se puder, recolha toda vez que for utilizada para o cheiro ruim não incomodar seu gato. Existem pás coletoras específicas para esta função e você pode encontrá-las em petshops.

2) Higienização completa da caixa

Da mesma forma que você deve realizar a higienização diária é indispensável lavar a caixa uma vez por semana ou, a cada 15 dias. Esse também é o tempo ideal para retirar toda a areia e substituí-la por uma nova. É fundamental secar completamente a caixa antes de colocar a areia nova.

3) Luvas e máscaras

Se o seu filho de 4 patas não é daqueles que costumam sair para a rua, então você não deve ter muitos problemas com doenças. Mas se quiser, por questões de higiene pode utilizar luvas e máscara de proteção durante a limpeza da caixa.

4) Uma caixa a mais para cada pet

Você precisa ter sempre uma caixa a mais para cada animal. Ou seja, enquanto você realize a limpeza de uma já deixa outra a disposição do seu bichano.

5) Caixas fechadas

Caso você tiver mais de um gato em casa, as caixas fechadas são ótimas opções. Esse tipos de caixa de areia ajuda a evitar a “baguncinha” pelo chão.

6) Local adequado

Mantenha a caixa de areia longe da caminha, das vasilhas de água e comida do seu animal de estimação. Porque ao enterrar suas fezes, ele pode jogar alguns respingos nos potes.

Com esses cuidados simples seu pet terá mais tranquilidade para utilizar a caixa de areia!

Dica de especialista:

A nossa veterinária especialista em felinos, Polyana Paixão, destacou que esses animais não conseguem deixar suas fezes à mostra, também não ficam tranquilos enquanto não as enterram: “Quando eles não escondem seus dejetos querem marcar território, ou simplesmente não gostam da areia que estão usando”.

O ideal é observar o comportamento do seu gato quanto ao uso da caixa de areia. Caso seu animal tenha dificuldades para utilizá-la, peça orientação ao médico veterinário.

Posts Relacionados

Deixe um comentário