Câncer de mama pet. Como prevenir?

>>Câncer de mama pet. Como prevenir?

Câncer de mama pet. Como prevenir?

2018-10-18T19:29:29-03:0018 de outubro de 2018|

No mês de outubro, nos vestimos de rosa para destacar a importância da prevenção do câncer de mama. Mas você sabia que esse mal também pode atingir os nosso queridos pets?  Esse é um dos tumores mais comuns em cães, apesar de não tão comum em gatos, ele pode ser muito maligno. Por isso, a prevenção e a avaliação constante do seu pet são as melhores alternativas.

A nossa médica veterinária da Lifepet, Vania Ramos, destacou para a gente que a melhor prevenção é sempre a castração: “Quando acontece antes do primeiro cio, a castração ajuda consideravelmente na prevenção do câncer de mama, já que a produção de hormônios que influenciam na formação dos nódulos é interrompida.” Além disso, alguns tutores possuem o hábito de aplicar anticoncepcionais no seu pet, o que pode aumentar muito o risco do desenvolvimento tumores e infecções uterina.

Drª Vania ainda destaca que o processo de detecção de um possível nódulo na mama é o mesmo do humano, através do toque: “É importante o tutor analisar, sempre que possível, a região das mamas de seu pet. Se ele perceber algum caroço ou algum alteração, deve procurar um médico imediatamente.”

Quando detectado, o tratamento também segue o mesmo padrão do tratamento humano. Após o laudo de um patologista, é feita a retirada da mama através de um procedimento cirúrgico, chamado de mastectomia e o tumor retirado é levado pra análise. Dependendo do tipo de tumor, será necessário ainda o acompanhamento de quimioterapia.

É sempre bom cuidar e prevenir doenças em nossos filhos de 4 patas, não é mesmo? A Lifepet tem orgulho de poder proporcionar aos nossos clientes avaliação constante dos nossos pets, o que auxilia na prevenção de doenças e mantém nossos amados saudáveis.

Deixar Um Comentário