Como proteger seu pet contra a infestação de pulgas no verão

>>Como proteger seu pet contra a infestação de pulgas no verão

Como proteger seu pet contra a infestação de pulgas no verão

2019-01-24T11:20:07+00:0023 de janeiro de 2019|

Como proteger seu pet contra a infestação de pulgas no verão

A infestação de pulgas aumenta no período de verão. Por isso, o tutor deve redobrar os cuidados com a saúde do seu filho de patas!

É preciso ficar de olho, pois com as altas temperaturas dessa estação elas se reproduzem com mais facilidade. O que acaba aumentando as chances do cão ou gato ser parasitado.

Dra. Kate Oliveira, médica veterinária da Lifepet ressalta que além da coceira, incômodo e irritação esse parasita transmite doenças para o pet. Confira as orientações da Dra. Kate para te ajudar a enfrentar esse problema!

Como as pulgas contaminam cães e gatos

As pulgas atingem tanto os gatinhos quanto nossos cãopanheiros!

A Dra. Kate alerta que a contaminação dos animais pode ocorrer em locais públicos, enquanto passeamos com eles, ou quando estão em contato com outros pets que não foram devidamente tratados contra as pulgas.

No caso dos cães, o risco é maior durante os passeios diários em parques, praças, portões de casas onde os pets não foram protegidos, ou em contato com outros animais que passeiam pela vizinhança.

Já os felinos, podem contrair as pulgas nas suas saídas noturnas ou em contato com outros bichinhos parasitados.

Onde as pulgas gostam de se alojar

As pulgas incomodam muito nossos amiguinhos peludos, que começam a se coçar bastante quando estão contaminados.

Além disso, algumas vezes é difícil identificar a presença da pulga, por ser minúscula e saltar rapidamente.

Esse parasita gosta de se alojar na parte baixa do corpo do animal, em locais abafados e quentinhos como:

  • Pescoço
  • Abaixo das orelhas
  • Barrigas e próximo a cauda do cão ou gato.

No ambiente, a pulga costuma se esconder em superfícies de cimento ou terra, gramados, madeiras, frestas de pisos, tapetes, panos, carpetes, sofás e até na própria caminha e casinha do pet.

Como manter seu pet longe das pulgas

A prevenção é cuidar da saúde do seu animal de estimação levando-o com frequência ao médico veterinário. Higienizar o ambiente em que vive o pet também é uma excelente dica para evitar que as pulgas se reproduzam em locais que seu bichinho tem acesso.

Medicação do pet em dia

Para proteger o pet especialmente no verão, quando a infestação de pulgas é maior, o tutor deve manter a medicação contra as pulgas em dia. Essa é uma das formas que pode evitar a contaminação.

Nossos amiguinhos de quatro patas devem visitar o médico veterinário para que ele indique a conduta necessária.

Tratando a casa e o quintal

A Dra. Kate Oliveira alerta que a maior parte das pulgas se encontram no ambiente em forma de ovos ou larvas, e não no pet. Esses ovos são escorregadios e caem do corpo dos cães e gatos, principalmente quando se coçam.

Para interromper o ciclo de vida da pulga é importante higienizar todos os locais e objetos que seu filho de pelos costuma ter acesso, já que a pulga consegue se esconder no ambiente!

    • Você pode aspirar o local para retirar os ovos e as larvas dos ninhos, depois jogar fora o saco do aspirador.

 

    • A cama e mantinha do pet devem ser lavadas com sabão antipulgas, comprado em lojas especializadas. Em caso de confirmação de infestação de pulgas no seu pet, os paninhos devem ser jogados no lixo. Também é necessário tratar todos os lugares onde seu pet normalmente se deita.

 

    • Extermine as pulgas do quintal da sua casa, procure se informar com um veterinário sobre quais são os produtos indicados para esse fim, onde comprar e quais não são seguros utilizar, pois alguns são tóxicos e oferecem riscos para o pet.

 

Somente o médico veterinário pode indicar o tratamento adequado para seu cãozinho ou gatinho.

É importante lembrar que tratar o pet apenas com os medicamentos não é suficiente. Ou seja, quando confirmado a presença de pulgas é preciso eliminar principalmente os focos desse parasita no ambiente.

Deixar Um Comentário

WhatsApp chat