A caixa de areia é um item indispensável aos gatos e eles são muito higiênicos por natureza.
Por isso, o local que seu filho de 4 patas utiliza para fazer as necessidades deve estar sempre limpinho. Isso é fundamental para que ele usar corretamente a caixa.
Sendo assim, a caixa de areia deve ter alguns cuidados diários!
Confira quais são eles:
1) Limpeza diária
As fezes devem ser retiradas no mínimo, uma vez por dia. Se puder, recolha toda vez que for utilizada para o cheiro ruim não incomodar seu gato. Existem pás coletoras específicas para esta função e você pode encontrá-las em petshops.
2) Higienização completa da caixa
Da mesma forma que você deve realizar a higienização diária é indispensável lavar a caixa uma vez por semana ou, a cada 15 dias. Esse também é o tempo ideal para retirar toda a areia e substituí-la por uma nova. É fundamental secar completamente a caixa antes de colocar a areia nova.
3) Luvas e máscaras
Se o seu filho de 4 patas não é daqueles que costumam sair para a rua, então você não deve ter muitos problemas com doenças. Mas se quiser, por questões de higiene pode utilizar luvas e máscara de proteção durante a limpeza da caixa.
4) Uma caixa a mais para cada pet
Você precisa ter sempre uma caixa a mais para cada animal. Ou seja, enquanto você realize a limpeza de uma já deixa outra a disposição do seu bichano.
5) Caixas fechadas
Caso você tiver mais de um gato em casa, as caixas fechadas são ótimas opções. Esse tipos de caixa de areia ajuda a evitar a “baguncinha” pelo chão.
6) Local adequado
Mantenha a caixa de areia longe da caminha, das vasilhas de água e comida do seu animal de estimação. Porque ao enterrar suas fezes, ele pode jogar alguns respingos nos potes.
Com esses cuidados simples seu pet terá mais tranquilidade para utilizar a caixa de areia!
Dica de especialista:
A nossa veterinária especialista em felinos, Polyana Paixão, destacou que esses animais não conseguem deixar suas fezes à mostra, também não ficam tranquilos enquanto não as enterram: “Quando eles não escondem seus dejetos querem marcar território, ou simplesmente não gostam da areia que estão usando”.
O ideal é observar o comportamento do seu gato quanto ao uso da caixa de areia. Caso seu animal tenha dificuldades para utilizá-la, peça orientação ao médico veterinário.
Tenho 6 gatos, 4 adultos e 2 filhotes. Os adultos fazem cocô na caixa de areia, mas os filhotes estão com 4 meses e ainda não faz na caixa. Será que vão aprender?
Sim! Eles naturalmente seguirão o exemplo dos seus gatinhos adultos e vão se acostumar com a caixa de areia. Diferente dos cães, os gatos praticamente já nascem sabendo fazer suas necessidades na caixa.
É bom ficar atenta a quantidade de caixas que você tem em casa. O ideal é que cada gatinho tenha a sua!Esses animais são muito higiênicos por natureza e podem não gostar de compartilhar a mesma caixa, que os outros miauamigos estão usando.
Outro cuidado importante é com a higiene diária da caixa. Você deve retirar as fezes e o xixi uma vez por dia, ou se possível toda vez que os gatinhos usarem a caixa. Lave-a e troque a areia uma vez por semana ou quinzenalmente.
Também é bom testar algumas marcas diferentes de areia, para ver se alguma faz com que esse instinto seja “desperto”.