Por que a castração de cães e gatos é importante? Quais os benefícios?

>>Por que a castração de cães e gatos é importante? Quais os benefícios?

Por que a castração de cães e gatos é importante? Quais os benefícios?

2018-11-28T11:57:07+00:0026 de novembro de 2018|

castração de cães e gatos

A castração de cães e gatos é uma grande aliada ao bem-estar e segurança desses animais. Sem contar que, pode ajudar na prevenção de algumas doenças.

Você tem um miaumigo ou um cãopanheiro que ainda não foi castrado? Está com dúvidas sobre o assunto? Então você precisa ler este artigo!

Aqui, vamos explicar a importância desse procedimento e os benefícios que ele traz ao seu filho de quatro patas!

Afinal, o que é castração de cães e gatos?

A castração de cães e gatos (também chamada de esterilização), consiste na remoção cirúrgica dos órgãos envolvidos na reprodução dos bichinhos.

Nos animais machos são removidos ambos os testículos e nas fêmeas, o útero e os ovários.

A esterilização cirúrgica desses animais pode ser realizada a partir dos seis meses de idade. Pois é nesse período, que o animal está completando a primeira fase da sua maturidade física.

A indicação no caso das fêmeas é realizar o procedimento antes do primeiro cio como afirma a veterinária da Lifepet, Vânia Ramos. “Como a grande maioria das fêmeas entram no cio com 6 meses, a castração deve ser feita antes, podendo iniciar a avaliação pré-cirúrgica com 5 meses”.

A decisão de fazer esse tipo de procedimento precisa ser avaliada por um médico veterinário. Sempre respeitando as características individuais e fisiológicas de cada animal.

Considerada uma cirurgia segura e de rotina, ela traz muitos benefícios para a vida dos nossos amiguinhos peludos, veja a seguir quais são!

Benefícios da castração

A esterilização de cães e gatos pode ser benéfica principalmente, porque atua na prevenção de algumas doenças.

Além disso, pode evitar que o animal se exponha em situações de risco.

Entre os seus benefícios, estão:

  • Sem filhotes indesejados: fêmeas castradas não entram no cio e o tutor pode ficar mais sossegado. As cadelas não vão atrair cães machos e as gatas, não vão escapar pela vizinhança.
  • Acaba com o “xixi em qualquer lugar”: cães e gatos machos castrados sentem menos necessidade de marcar território com a urina.
  • Diminui agitação: nossos amiguinhos peludos ficam bem tranquilos. Isso ajuda a minimizar danos materiais causados por gatos e cães que gostam de fazer farra, principalmente quando ficam sozinhos em casa.
  • Previne doenças: nos animais machos a castração pode prevenir o câncer de próstata. Nas fêmeas, diminui o risco de câncer de mama, de ovário e também infecções no útero.
  • Evita saídas a procura de parceiras: em machos, a esterilização reduz a frustração sexual do animal e a necessidade de sair em busca de parceiras, principalmente as escapadas noturnas dos felinos.
  • Pets mais dóceis: animais castrados ficam mais calmos, facilitando a interação sem a presença de comportamentos agressivos.

A castração ajuda de forma positiva no comportamento do animal.

Além disso, diminui o risco do seu miaumigo ou seu cãopanheiro fugir de casa, sofrer maus tratos, ser atropelado ou se envolver em brigas com outros animais na rua.

Converse com o médico veterinário de sua confiança, para que ele faça uma avaliação e forneça as orientações necessárias.

A Lifepet prioriza sempre pela segurança, saúde e bem-estar do seu pet. Por isso, todos seus planos de saúde oferecem o procedimento de castração para cães e gatos.

Deixar Um Comentário

WhatsApp chat