Novembro Azul Pet

Novembro Azul Pet

2016-11-17T14:33:49-03:0017 de novembro de 2016|

Por: Dr. Vinícius Ribeiro

Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata

Como nós, nossos amiguinhos peludos também podem sofrer dos mesmos problemas, então pegamos carona na campanha e levantamos a Bandeira do Novembro Pet Azul para o combate ao câncer de próstata nos cães.

Os cães e Gatos machos também podem sofrer de problemas na próstata, a hiperplasia prostática benigna menos comum no gato atinge cães entre 07 e 15 anos.

Cão Novembro Azul

Prevenção também para os cães.

O que é hiperplasia prostática benigna?

É a forma mais comum de prostatomegalia em cães. A hipertrofia benigna e simétrica da glândula da próstata, hiperplasia prostática benigna são desencadeadas pela libertação da testosterona, hormônio sexual masculino (machos). Esse hormônio desencadeia um aumento no tamanho e as células da próstata  ampliam a próstata.

O que é Prostatite?

Cães machos não castrados também têm uma predisposição  alta a prostatite que é a inflamação da glândula da próstata causada por infecção bacteriana. A infecção pode ser aguda ou crônica. A forma crônica é conhecida por causar infertilidade em animais afetados.

Meu cão pode ter câncer de próstata?

Enquanto os dois acima condições são mais prováveis de ocorrer em cães não castrados, o câncer de próstata pode afetar até mesmo os castrados. Este estado, contudo, é raro em caninos. O aumento da próstata causado por câncer é geralmente assimétrico.

Quais são os sintomas?

Alguns cães com problemas na próstata podem não mostrar nenhum sintoma. Mas, dependendo do tamanho da próstata e da doença em si, o cão pode apresentar: secreção, presença de sangue na urina ou no sêmen, constipação e dificuldade de defecar. Quando a próstata atinge dimensões realmente grandes, ela comprime a saída das fezes, resultando em constipação ou na eliminação de fezes achatadas muitas vezes em formato de fita.

Cães machos podem também apresentar tumores testiculares malignos, razoavelmente comuns em cães idosos. Apesar de cães castrados também serem acometidos pelo câncer de próstata a castração ainda é a melhor saída, reduzindo consideravelmente a chances de o cão macho desenvolver tumores testiculares e prostáticos.

Procure seu Medico Veterinário e se informe mais sobre o controle e prevenção dos tumores no trato reprodutivo do seu amiguinho.

Dr Vinicius blog Lifepet

Deixar Um Comentário