medo de fogos de artifícios

medo de fogos de artifícios

Os fogos de artifícios são um verdadeiro pesadelo para os pets. Especialmente nessa época, em que as comemorações de Ano Novo acontecem ao mesmo tempo e em vários lugares, potencializando o barulhão.

Kate Oliveira, nossa Médica Veterinária alega que a audição dos cães e gatos é extremamente sensível. Por isso, eles sentem medo e se desesperam com o barulho dos fogos.

Então, confira nossas dicas para ajudar o seu amigo peludinho na hora do pânico:

Treinamento para o pet se acostumar com o barulho dos fogos de artifícios:

Alguns métodos ajudam seu “aumigo” a se acostumar com o ruído dos fogos. Pode dar certo em alguns casos, em outros não. Tudo depende de como cada bichinho reage à situação.

Vamos apresentar um treinamento fácil para que você possa testar se funciona com o seu pet.

1) Procure um vídeo ou áudio de fogos de artifícios. Na internet é fácil encontrar.

2) Reproduza em um volume baixo por alguns minutos. O pet não deve visualizar de onde está vindo o barulho.

3) No dia seguinte, repita o procedimento, mas aumente o som.

4) Alguns animais aprendem a conviver melhor com os fogos quando passam por esse treinamento. Faça isso por alguns dias e vá aumentando o volume gradativamente, sem que seu peludinho se desespere. Se você notar que ele está muito desesperado, pare imediatamente.

5) Sempre associe esse treinamento com algo bom para seu pet, seja com um petisco, carinho ou um brinquedinho.

Vai sair e seu pet ficará sozinho em casa?

Se durante a virada de ano você estiver longe do seu filho de pelos, providencie um cantinho bem aconchegante para que ele possa se esconder e não tenha chances de fugir. Coloque coisas que ele goste por perto para que ele se sinta mais confiante. O ideal mesmo é um lugar dentro de casa, pois o som fica mais abafado.

Também é importante verificar o local, se possui algum objeto que possa machucar ou cair sobre seu animal de estimação.

O que fazer se seu pet se esconder em algum lugar da casa?

Quando seu pet se esconder em algum lugar, não tente tirá-lo de lá. Fique próximo a ele demonstrando que você está por perto. Não tente pegá-lo no colo se perceber que o animal está com medo e desesperado, apenas fique por perto até o medo passar.

É importante sempre manter os acessos à rua fechados, nada de portões e portas abertas!

Caso você já tenha tentado de tudo e viu que não funcionou, procure um médico veterinário da sua confiança. Esse profissional vai avaliar se é necessário algum medicamento, para ajudar seu pet a se acalmar nessas situações.

Posts Relacionados

Deixe um comentário